O clima romântico já toma conta das ruas, vitrines e redes sociais. Comemorado no Brasil em 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelos casais e também uma das mais importantes para o comércio, especialmente nos setores de presentes, flores, gastronomia e turismo.

Mas você sabe como essa tradição começou?

Embora em muitos países, como os Estados Unidos e países da Europa, a data seja celebrada em 14 de fevereiro — o famoso Valentine’s Day, em homenagem a São Valentim — no Brasil, a comemoração acontece no dia 12 de junho por um motivo bem estratégico.

A escolha foi influenciada por razões comerciais. Em 1949, o publicitário João Doria, pai do ex-governador paulista João Doria Jr., criou uma campanha publicitária para alavancar as vendas no mês de junho, considerado fraco para o varejo. A ideia foi lançada em uma loja de departamentos de São Paulo com o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor.”

A data escolhida foi a véspera do Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho — santo conhecido como o “casamenteiro”. A iniciativa deu tão certo que foi adotada em todo o país e, desde então, tornou-se tradição.

Hoje, o Dia dos Namorados é sinônimo de troca de presentes, jantares especiais e muitas demonstrações de afeto. O setor comercial prevê um aumento expressivo nas vendas este ano, especialmente com o retorno das celebrações presenciais em restaurantes e eventos temáticos.

Seja com flores, chocolate, um jantar a dois ou uma simples mensagem, o importante é celebrar o amor — e manter viva a chama que dá sentido à data.


Descubra mais sobre um mar de informações

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência